Leve-me com Você

Leve-me Com Você

Saudade e Adeus - Pedacinho do Céu

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Eurípedes Barsanulfo: Educador e Médium...

Com apresentação e narração do ator Lima Duarte, Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium é dirigido pelo pesquisador Espírita Oceano Vieira e mostra a trajetória de um dos maiores nomes da Educação e do Espiritismo no Brasil: Eurípedes Barsanulfo (1880 - 1918).

O vídeo traz ainda depoimentos sobre os médiuns Mariano Cunha e Frederico Peiró, dois nomes de fundamental importância no apoio a Eurípedes; além de vídeos extras sobre seu discípulo, Dr. Tomás Novelino.

Como educador, Eurípedes colocou a educação a serviço das crianças mais pobres e adotou métodos de ensino humanistas no Colégio Allan Kardec em Sacramento (MG). Métodos esses revolucionários para a época e muito utilizados agora, como a adoção de classes mistas, fim dos exames tradicionais, abolição de castigos e recompensas, aulas de Filosofia, Botânica, Arte Dramática, Zoologia, Astronomia, Anatomia e História das Religiões.

Como médium, desenvolveu suas faculdades mediúnicas e seguiu rigorosamente os ensinamentos da Doutrina Espírita. Curou gratuitamente milhares de pessoas e foi processado por prática ilegal de medicina.

O legado de Eurípedes continua até os dias de hoje nas instituições, obras assistenciais e de ensino em Sacramento.

Não deixem de assistir ao vídeo, pois é maravilhoso.

Excelente qualidade de imagem e áudio.

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco.

4 comentários:

Amiga Rosana,

Descrever, em poucas linhas, o papel desempenhado pelo médium Eurípedes Barsanulfo dentro da doutrina espírita não é uma tarefa simples, uma vez que, em seus 38 anos de vida terrena, realizou obras que muitos talvez não conseguiriam nem com o dobro de tempo. A trajetória de vida deste espírito missionário começou na pequena cidade de Sacramento (MG) em 01 de maio de 1880, data em que se comemora o Dia do Trabalho, nada mais justo para uma pessoa que ajudou ao próximo incansavelmente e inseriu um novo modelo de pedagogia no Brasil.

Parabéns por mais um excelente video.

Abraços!

Há pessoas muito especiais que de algum modo deixaram uma história para contar. Eurípedes Barsanulfo não conheço ainda, mas com certeza não vou perder.

Beijinhos
Luísa

Me senti, mais uma vez, em Sacramento.
Parabéns Rosana!

Olá amiga Rosana, este filme é emocionante, Eurípedes por ser espírita sabia que os métodos certos para se educar e ensinar uma criança, ele era um ser terreno muito especial.

Bjão.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Savar nos Favoritos Mais