Advertisement

Os Animais Têm Alma?...

Neuroanatomista, docente da faculdade de Medicina Veterinária da USP há 43 anos, Irvênia estimulou debates no meio acadêmico ao afirmar que, segundo suas pesquisas, os animais têm "alma".

A médica, entretanto, nunca se referiu ao sentido religioso de alma, mas à expressão latina "animus", que quer dizer mente, psique. Estudando o cérebro de humanos e animais, Irvênia concluiu que ambos têm modelos iguais, ou seja, não há diferenças qualitativas entre eles, apenas quantitativas no sentindo de que algumas partes são mais desenvolvidas em uns do que em outros.

As discussões, que trazem à tona a sensibilidade e a capacidade de raciocínio dos animais, provocam impacto principalmente no que se refere ao uso destes em experimentos científicos. Essas descobertas da neuroanatomista resultaram no livro “A Alma dos Animais".

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco.

Postar um comentário

9 Comentários

  1. Com certeza eles tem uma alminha, pois tem sentimentos,e se expressam.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida, eu concordo com essa neuroanatomista.Discordo quando dizem que os animais são seres irracioanais,se forem os homens também o são, porque comentem crimes contra sua própria raça indiscriminadamente. Particularmente tenho paixão com cães, possuo uma collie que tem uma ligação comigo que é incrível,conseguimos nos entender até pelo olhar, ela sabe até mesmo quando estou triste ou irritada, além de me responder quando conveso com ela (claro ,ela me responde em latidos..rsrs ,mas responde..rs).Tendo em vista então minha experiência pessoal acredito sim que os animais possuem psiquê e formulam pensamentos, já que exprimem sentimentos.

    Beijos miga,
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  3. Dez para o post e para Bozzano no seu clássico livro "Os animais têm alma?"
    Beijão
    Felipe

    ResponderExcluir
  4. Amiga Rosana, os animais sabem e sentem tudo que se passa. Apenas são seres que não pensam como a gente, mais sente e defende como o caso do cachorro. Parabéns minha amiga pela postagem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu só gostaria de saber melhor para onde eles vão depois que morrem?, isso eu sempre tive curiosidade de saber.
    Até mais , muito interessante !!
    Abraços Arthur

    ResponderExcluir
  6. Eu desde criança sempre acreditei que os animais tem alma. São doces, sinceros e meigos, muito mais do que muitos humanos. Não são apenas bichos irracionais que agem por instinto.

    ResponderExcluir
  7. Não sei porque nunca duvidei disso. os animais tem sentimentos com nós. Se darmos carinho ele sempre estrá perto mais se maltratarmos ele foge.Então acredito que eles tem alma sim.


    Parabéns pelo seu artigo.

    ResponderExcluir
  8. Olá querida amiga Rosana,

    Mais uma excelente postagem. Parabéns!

    Maravilhoso estudo da Dra. Irvênia.

    Quem já viu e vivenciou o amor de um cãozinho pela sua dona, certamente concordará. Faço aqui, uma homenagem à "Elisinha" e "Pedrinho", os dois dogs da minha irmã Ivani, que a amam de paixão.

    Carinhoso e frterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga Rosana, excelente matéria. Parabenizo Irvênia por constatar e divulgar que todos os animais têm alma. Todos os animais têm alma e sentimentos e isto eles demonstram melhor que certos seres que se dizem humanos. Aqui em casa tinha um concris que conhecia a voz de meu pai, pois todas as vezes que meu pai falava ele cantava muito, era uma coisa linda de ver e escultar.

    Bjão

    ResponderExcluir