Advertisement

Irmão Sol, Irmã Lua...

Francisco nasceu por volta de 1182, na cidadela italiana de Assis. Filho de comerciantes de tecidos, ele poderia ter sido um próspero burguês. Mas não. Em certo momento da vida, aos 26 ou 27 anos de idade, o jovem optou pela pobreza, pelo pacifismo e pela caridade.

Conforme a Revista das Religiões de outubro de 2004, “ao contrário de seus contemporâneos, [Francisco] não desvinculou a fé da realidade cotidiana. Pelo contrário. Em cada rosto, encontrava o próprio Cristo. Em qualquer manifestação da natureza – dos astros aos animais e às plantas – enxergava o carinho de Deus. Foi um homem de seu tempo, mas não se prendeu a ele. E, por isso, foi considerado santo: São Francisco de Assis”.

Conta-se que Francisco teria percorrido o mundo para pregar o amor ao próximo. Em 1219, teria ido ao Egito para conversar com o sultão Melekel Kamel e lhe propor a paz, numa época em que cristãos e muçulmanos guerreavam por Jerusalém.

Sobre sua conversão, Francisco escreveu em Testamento, um dos poucos escritos que deixou: “Quando ainda estava em pecado, parecia muito amargo ver os leprosos, mas o próprio Senhor me levou a estar com eles e eu usei de misericórdia: quando me afastei dali, aquilo que me parecia amargo rapidamente transformou-se em doçura de alma e de corpo. Em seguida, esperei um pouco e saí do mundo.”

Era realmente um homem especial. Segundo vários livros, Francisco andava com cuidado para não pisar em nenhum inseto ou planta. Passava sobre as pedras com reverência e afastava, carinhosamente, lesmas e formigas do caminho – para que ninguém, sem querer, as machucasse.

Segundo o teólogo Inácio Strieder, da Universidade Federal de Pernambuco, o franciscanismo (que depois viria a se tornar ordem religiosa) “foi um movimento pelo amor e pela paz, que colocava em prática o evangelho como jamais a Igreja o fizera após Jesus Cristo”. De fato, a vida e as atitudes simples de Francisco contrastavam com a opulência de Roma e eram-lhe uma viva reprovação.

No filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (Itália, 1972), a história de São Francisco de Assis é contada com o lirismo de Zeffirelli (Romeu e Julieta).

O filme focaliza os primeiros anos da vida do jovem, um mimado filho de aristocratas que parte para guerra animado e volta completamente transtornado - numa época de obscurantismo e falta de genuíno amor - e mostra a surpreendente experiência que transformou Francisco num exemplo de cristão para o mundo.

Ele então renuncia às riquezas da família e procura na comunhão com a natureza, traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais.

Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.

Um mundo que hoje, mais do que nunca, carece de Franciscos e Franciscas.

Título Original: Brother Sun, Sister Moon / Fratello Sole, Sorella Luna
Gênero: Drama
Origem/Ano: ITA/1972
Duração: 115 min
Direção: Franco Zeffirelli
Prêmios: Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Direção de Arte - Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Figurino.

Antes de começar a assistir o filme, dê o play e em seguida dê o pause. Aguarde alguns minutos para o vídeo carregar um pouco.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Francisco é um dos exemplos de santidade que eu não ponho à prova. Uma alma de uma sublimidade incontestável!! Um dos grandes inspiradores da fé católica e de uma vida realmente em comunhão com a Natureza e harmonis com o Universo.

    Boas lembranças essas q nos trouxestes, irmã Rosana!! kkk

    Bjs e a Paz!!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Fraternas!
    Amiga Rosana
    Que Post Fascinante!

    Esse seu Post é mais uma maravilha que você nos presenteia... Com certeza é um dos mais belos registros da história sobre a vida de um ser Iluminado!
    Favoritei e vou assistir amanhã, preferencialmente com o meu filho.
    Obrigado por indicar mais uma preciosidade!
    Parabéns pelo magnífico Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida Rosana,

    Seu texto é uma preciosidade. Parabéns pela escolha do assunto, sempre de relevante importância.

    São Francisco de Assis é um exemplo de fé, humildade, resignação e comunhão com a natureza.

    Em virtude da hora, verei o filme amanhã, depois do almoço, quando os filhos e netos retornarem para seus lares, terei tempo.

    Um caloroso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Saudações e bênçãos, Rosana! Que Deus bendiga você com muitos êxitos. Z.A. Feitosa - www.feitosa.net

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é maravilhoso. Vale a pena ver de novo ;)
    Parabéns e obgda por postar ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amiga Rosana,

    Um dos personagens que mais gosto da mitologia cristã é São Francisco de Assis.

    Gostei muito de seu texto, muito obrigado por convidar-me a ler!

    Penso que o amor aos próximos e a paz é tudo que falta neste mundo de hoje ( e de sempre ).

    Grande Abraço;
    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  7. Amiga assisti esse filme eçe é uma obra prima, muito bom mesmo.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. Rosana,
    Assisti a este filme em minha adolecencia e gostei muito. Francisco foi alguém que demonstrou com a vida os ensinamentos de Cristo.
    Ótimo texto.
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Rosana,

    Parabéns pela homenagem a São Francisco de Assis, um belo filme!

    Grande Abraço,

    FrancK

    ResponderExcluir
  10. Rosana,

    Eu ainda não tive oportunidade de ver esse filme, mas não vai ficar em "branco"!

    Obrigada, minha querida.
    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  11. Olá, minha querida amiga. Como sempre você nos brinda com um texto saboroso, uma história edificante.
    Parabéns e fica com Deus.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  12. Assisti a peça no teatro, de um Grupo espírita do PAraná que fazia turnê pelo nordeste...

    Belíssimo....

    ResponderExcluir